Abdução de Aldeia Chinesa por OVNI Classificada como Rumor por Diário Chinês.

Posted on 18/10/2010

2



O jornal eletrônico chinês People’s Daily Online divulgou hoje em seu site que a história sobre a aldeia que desapareceu na China, após o aparecimento de um OVNI, não passa de um rumor.

Segue uma tradução da reportagem de Wang Hanlu:

“OVNIs sobrevoaram. Daí a aldeia desapareceu. Todas as notícias estão bloqueadas de serem divulgadas.  Tropas chegaram na região de Qin Ling, incluindo tanques e veículos lança mísseis, e a auto estrada de Xianyang está bloqueada”.  Aqui estão as terríveis palavras-chave de um artigo que foi amplamente divulgado pela Internet recentemente.  Porém, isso foi só um rumor!

Os departamentos militar e de polícia da Província de Shaanxi, e departamentos de cidades ao redor da Montanha de Qin Ling, inclusive Hanzhong, Ankang, Baoji, xi’an e Shongluo negaram o chamado “evento OVNI” publicado na Internet.

Os OVNIs foram somente fachos de luz provenientes de holofotes.

“Foi dito que a aldeia inteira de Qin Ling desapareceu após OVNIs a terem sobrevoado, e que o evento está sob investigação das tropas militares. Todas as notícias foram bloqueadas”.

As frases acima foram colocadas na Internet no dia 13 de outubro, e foram rapidamente alastradas por sites e blogs, fazendo dela a notícia mais popular do dia na Internet.”

Porém, quando os repórteres foram para Xianyang para investigar sobre o terrível evento, descobriram que as alegações não eram verídicas.  O que chamaram de OVNIs, eram somente fachos de luz de alguns holofotes que estão localizados na praça Yintai da cidade de Xianyang.

Como é que os rumores começaram?

Embora a identidade dos OVNIs foram estabelecidas, os rumores continuaram a espalhar pela Internet.  Após investigações, os repórteres descobriram que o rumor originou de uma assinatura da Internet proveniente de um usuário web comum.

Às 14:37h em 11 de outubro, um usuário chamado  Zhang Lixing mudou sua assinatura de Internet para “Uma coisa estranha aconteceu aos pés da Montanha de Qin Ling”.  Ninguém imaginaria que uma sentença simples, sem qualquer outro conteúdo, poderia causar tamanho rumor.

Às 17:18h em 12 de outubro, um usuário web chamado “NDSWJ” atualizou seu micro-blog com “Um post sobre ‘coisa estranha aconteceu em Qin Ling’ ainda continua na cidade de Xi’an”.

À 1:30h em 13 de outubro, uma mensagem liberada no “Post Bar” de Baidu anunciava “Falam que uma aldeia inteira desapareceu depois de vários OVNIs a terem sobrevoado, e o exército já está investigando o evento”.

Pela manhã do dia 13 de outubro, mensagens similares começaram a se espalhar através de fóruns, micro-blogs e outros sites.  Houveram várias versões, tais como selvagens, OVNIs, bomba nuclear, cobras, alienígenas e até mesmo salamandras gigantes.  À medida que a história se espalhava, as pessoas adicionavam figmentos de suas próprias imaginações a ela, e finalmente o resultado foi que uma simples frase transformou-se em uma horrível história.

……………

Obviamente, a história era muito fantástica para ser verdade. Contudo, já que a justificativa, que por sinal me parece tão fantástica quando a história original, é proveniente de um país totalitário onde nem as informações e tampouco as pessoas trafegam livremente, ainda fico com “a pulga atrás da orelha”.

O que você acha?

Anúncios
Posted in: Notícias