O número de “possíveis Terras” aumenta

Posted on 29/10/2010

0



O número planetas similares à Terra são muito mais frequentes do que se pensava, segundo o que se tem observado nas proximidades de nosso sistema solar, durante os últimos cinco anos.

O artigo publicado ontem em Science, estima que quase uma em cada quatro estrelas como o Sol tem um planeta que seja aproximadamente o tamanho da Terra em sua órbita.  astrônomos dos Estados Unidos, China e Japão, usaram o telescópio Keck, no Havaí, para chegar à esta conclusão. Este telescópio, com duas lentes de 10 metros de diâmetro, faz dele o segundo maior telescópio do mundo.

Os peritos concentraram seus trabalhos em 166 estrelas do tamanho e intensidade iguais ao Sol.  Estas estão a, no máximo, 80 anos luz, que é um “pulinho”, comparado com as distância que existe nos confins do universo observável, que é de aproximadamente 46 bilhões de anos luz.

Os resultados mostram que os planetas pequenos como a Terra são mais frequentes.  Enquanto que 1,6% das estrelas tem em sua órbita corpos do tamanho de Júpiter, que é de 300 vezes maior que a Terra, 12% delas possuem corpos celestes que oscilam entre três e dez vezes a massa de nosso planeta.  Se esta tendência for progressiva, calcula-se que 23% destas estrelas teriam planetas que são entre -0,5 e 2,0 vezes a massa da Terra.   Até agora, as estimativas situavam esta probabilidade em somente 1%.  Os peritos calculam que logo poderão detectar de 120 à 260 planetas com o tamanho da Terra, graças aos telescópio espacial Kepler.

n3m3

Anúncios
Posted in: Notícias