Provável jovem buraco negro anunciado pela NASA

Posted on 15/11/2010

4



Localização da Super Nova e do provável Buraco Negro.

No dia 13 de novembro publicamos aqui no blog OVNI Hoje a notícia de que a NASA iria anunciar a descoberta de um objeto excepcional encontrado em nossa vizinhança cósmica.

Assim, para darmos continuidade a este assunto, postamos aqui o que foi recém anunciado pela agência espacial:

A NASA anunciou hoje a descoberta pelo Observatório de Raio-X Chandra, de um “provável” buraco negro situado a 50.000.000 de anos luz da Terra – um pulinho quando se considera as dimensões cósmicas.

Se comprovado, este é o mais jovem buraco negro conhecido em nossa vizinhança cósmica.

O objeto de 31 anos de idade é o produto da Super Nova 1979C, que pertence à galáxia M100.

Dados coletados pelas astrônomos indicam que o objeto não mudou de 1995 até 2007, sugerindo que ele seja realmente um buraco negro alimentado pelo material da supernova, ou de uma companheira binário da mesma.

Editorial:

A NASA não deu certeza absoluta de que este seja realmente um buraco negro.  Somente há indicações.

Eu reconheço, como astrônomo (muitíssimo) amador a importância deste achado para o mundo científico.  Contudo, sinceramente acho que a NASA exagerou quanto ao suspense colocado na liberação desta notícia. Não vi razão alguma para tanta excitação.

Minha humilde opinião é a de que notícias como a “possibilidade de vida em Marte”, ou “Marte abrigou vastas quantidades de água no passado” deveriam ser muito mais bajuladas do que a descoberta de um “possível” buraco negro que está a 50 milhões de anos luz da Terra.

Desculpem-me.  Não quero denegrir a NASA, pois reconheço sua enorme contribuição para com a ciência.  Contudo, às vezes não posso deixar de concordar com muitos amigos meus dos EUA que zombam da sigla desta agência espacial.  Eles dizem que NASA não significa National Aeronautics and Space Administration, mas sim Never A Straight Answer, ou seja: Nunca Uma Resposta Direta.

n3m3

NÃO ESQUEÇA DE VISITAR NOSSA PÁGINA PRINCIPAL: OVNIHOJE.COM

Anúncios
Posted in: Fotos, Notícias