Vida encontrada nas profundezas da Terra

Posted on 27/11/2010

3



Bactérias que proliferam em condições extremas no fundo do mar, como estas que vivem em áreas vulcanicamente ativas, são "parentes próximos" da que foi descoberta por pesquisadores, florescendo em camadas profundas da crosta Terrestre. Foto: NOAA

Bem quando você pensou que tínhamos descoberto sinais de vida em todos os locais possíveis do planeta, uma nova expedição revelou um eco sistema completo existente nas camadas mais profundas da crosta terrestre.

Uma perfuração em direção ao centro da Terra necessitaria cavar através de sedimentos, uma camada de basalto, para então atingir a camada de gabro, que fica diretamente acima do manto do planeta.

A revista New Scientist relatou que uma equipe liderada por Stephen Giovannoni, da Universidade do Estado de Oregon, EUA, perfurou até 1391 metros de profundidade, onde as temperaturas chegam a atingir 102ºC.  Lá eles encontraram colônias de bactérias que eram esparsas, porém espalhadas.

O tipo de organismo que encontraram era muito diferente daqueles já conhecidos.  Uma análise genética revelou que, diferentemente de seus vizinhos que moram mais acima, estes organismos da camada de gabro evoluíram ao ponto de se alimentarem de hidrocarbonetos, como o metano e o benzeno.

Esta biosfera profunda é uma descoberta muito importante“, diz Rolf Pedersen da Universidade de Bergen, Noruega.

Ele adicionou que as reações que produzem o petróleo e o gás dentro da crosta poderia ocorrer no manto, o que significaria que poderia haver vida proliferando ainda mais para o fundo da Terra.

Fonte: http://www.discoveryon.info

———————-

Editorial: Esta reportagem fornece um enorme impulso à tese de que a vida (seja ela microbiana, ou até mais desenvolvida) pode também estar se proliferando além do planeta Terra.

Até pouco tempo, mesmo os cientistas acreditavam que ela não poderia proliferar em lugares inóspitos, principalmente se lá as temperaturas fossem extremas àquelas que encontramos na superfície da Terra.

Não se passaram muitos anos desde que foram descobertos micro-organismos vivendo nas profundezas do mar, ao lado de chaminés vulcânicas, onde as temperaturas excediam o que seria o ponto de ebulição da água se estivéssemos na superfície da Terra.  Estes fatos comprovam que ainda temos muito o que aprender sobre aonde a vida pode ou não existir.

A partir destas descobertas incríveis, pode-se presumir que mesmo em um planeta fora da área de conforto de sua estrela, onde as temperaturas seriam muito altas, ou muito baixas, poderíamos sim encontrar vida.

Será que neste nosso universo, que estima-se ter bilhões de galáxias, cada uma com seus bilhões de “Sóis”, só haveria vida na Terra?   E lembrem-se que esta contagem de galáxias é somente o que foi estimado, pois não conseguimos ver muito além do que nossos telescópios conseguem alcançar.

Não sei quanto à você, mas eu creio piamente de que este gigantesco universo em que vivemos não foi feito só para nós deste insignificante planeta.  Há muito mais lá fora do que nossas limitadas mentes possam imaginar.

n3m3

Anúncios
Posted in: Fotos, Notícias, Opinião